]
Aguarde... Carregando.

SUA REVISTA ELETÔNICA SOBRE
CASA, AMBIENTE E DECORAÇÃO.

Cozinha pequena planejada: Ganhando mais espaço com elegância

A melhor maneira de aproveitar todos os espaços em ambientes pequenos.

Apesar de pequenos, esses espaços precisam de muito cuidado na organização.

Monte nichos e prateleiras de acordo com o que você precisa
Os nichos e espaços criados na sua cozinha planejada devem servir justamente para ajudar a organizar o ambiente de acordo com o seu estilo de vida. Isso significa que eles devem levar em conta não apenas as dimensões do cômodo e dos móveis, mas também os utensílios e o seu uso diário na cozinha.

Se você tem muitos eletrodomésticos grandes como micro-ondas, batedeira planetária ou fritadeira elétrica, por exemplo, pode ser interessante criar um espaço só para eles. Por outro lado, não vale a pena fazer nichos para garrafas se você só bebe sucos e refrigerantes.

Faça com que gavetas e armários sejam perfeitos para você
Seus armários e gavetas também devem ser pensados considerando o que você precisa. Quem tem muitas panelas com tampas pode se beneficiar de gavetões com divisórias próprias para esses utensílios. Se você tem uma coleção de temperos, contar com uma estrutura aramada só para eles também pode ajudar a organizá-los e ainda poupar espaço. Mesmo as bancadas podem ser planejadas segundo as suas preferências: quem gosta de fazer biscoitos ou pizza, por exemplo, pode precisar de mais superfícies livres para abrir a massa, etc.

Use e abuse das paredes e do teto
Além dos armários, nichos e prateleiras, sua cozinha pequena planejada também pode ter porta-facas magnético nas paredes, ganchos para os seus utensílios sob algum armário, aramados para pendurar panelas e frigideiras no teto e até um espaço para montar um jardim vertical, por exemplo. Tudo isso contribui para que você aproveite melhor o espaço disponível e ainda deixe a cozinha mais parecida com você.

Conte com móveis dobráveis e retráteis
Superfícies deslizáveis, portas de armários que se transformam em mesinhas, cadeiras e banquinhos que se dobram ou encaixam-se perfeitamente em algum canto: todos eles podem servir para deixar sua cozinha mais confortável, mas sem ocupar todo aquele espaço de que você tanto precisa no dia a dia.

Aposte em cores claras e transparências
Você não precisa — e nem deve — deixar a cozinha completamente sem cor. No entanto, usar uma base predominantemente neutra e trazer muita luz natural ajuda a dar a sensação de amplitude ao ambiente.

Além disso, móveis, utensílios e até armários com detalhes transparentes também cumprem essa função. Use porta-trecos de vidro, por exemplo, prefira mesas e cadeiras de material transparente e coloque portas de vidro em alguns dos armários, principalmente naqueles que vão abrigar itens como louça, copos e taças, refletindo ainda mais luz.

Organizar uma cozinha pequena planejada para que ela seja funcional e elegante não é difícil, mas para que ela seja realmente perfeita, é preciso que se adeque ao seu estilo e às suas necessidades. Aproveite as nossas dicas para montar a sua e não deixe de ler também nosso artigo com 6 dicas de decoração para cozinhas pequenas!